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Deu branco na hora do pitch?

como preparar um pitch

Se você está lendo é porque sua resposta foi positiva. Primeiro, não se sinta mal por não conseguir ter um pitch na ponta da língua, porque todos já tivemos esse desconforto. Quando decidi ter meu negócio não existiam mentores ou consultores com foco em negócios de pequeno porte ou microempreendedores individuais. Sendo assim, muitas das coisas que aprendi foi fazendo, errando, aprendendo, refazendo, ajustando e reorganizando. Sozinha. Por vezes me senti solitária, outras vezes tive apoio.

Nessa jornada descobri que muitos empreendedores, em algum momento de sua trajetória, sofrem com desconforto ou branco quando apresentam seu negócio. Esse desconforto pode estar relacionado à timidez ou por você não conhecer bem as pessoas. Mas, a grande maioria sofre disso por despreparo.

Agora, antes de te darmos as dicas, precisamos estar na mesma página, então vamos entender o que é pitch?

O que é o pitch?

Apresentar seu negócio (também conhecido como pitch) não envolve simplesmente falar. O pitch é uma breve apresentação geralmente de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar a atenção do investidor ou cliente pelo seu negócio.

Ele deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas. Existe também o elevator pitch, que se propõe a apresentar seu negócio em 30 a 60 segundos (depende de quantas andares você estiver com seu possível cliente ou investidor). Em resumo: um pitch rápido deve conter: o problema, a solução, seus diferenciais, e seu modelo de negócio.

Agora vamos imaginar a seguinte situação: você está pegando o elevador (ou comprando um café) e se depara com um cliente em potencial ou um dos sharks (Camila Farani, Cris Arcangeli, Robinson Shiba, Caito Maia ou João Apolinario) e você congela. Esse congelamento tem que durar 1 segundo. Já se recupera, se apresenta e faça seu pitch.

Mas a realidade é que para esse efeito congelante durar apenas 1 segundo você tem que se preparar. E para isso, você deve conhecer o seu negócio.

Como se preparar para o pitch

Um modelo de pitch simples para você utilizar com clientes precisa ter clareza no problema que você se deparou, na solução para esse problema, proposta de valor que você oferece e seu modelo de negócio.

Com essas informações, você precisa ter em mente que o pitch tem que despertar o interesse da outra parte. Portanto, seu pitch estará em constante transformação e não existe uma fórmula mágica. Podemos ter o mesmo produto com o mesmo modelo de negócios, mas teremos pitchs diferentes. Por mais que as pessoas treinem, é preciso adaptar o discurso à sua personalidade e realidade.

Para se preparar para o pitch, é preciso:

  • Ter clareza no seu problema e solução
  • Definir sua persona
  • Definir sua proposta de valor
  • Criar conexão com quem está falando (apresentando)
  • Tenha uma linguagem clara e simples
  • Estar alinhado com seu propósito
  • Seja flexível, adaptando seu pitch
  • Seja você mesmo

Em resumo

O pitch serve para que você esteja preparado para situações do dia a dia que você não pode perder oportunidades e precisa ser assertivo em sua fala. Mas ainda assim ele tem que estar alinhado ao seu jeito e ao seu negócio, refletindo seus valores.

Se você tiver dificuldade em criar seu pitch, procure ajuda. Você já parou para pensar em quantas oportunidades desperdiçou por estar despreparado? Já pensou como você falaria do seu negócio em 1 minuto?

Treino é palavra essencial par você agora, então escreva seu pitch e vá para a frente do espelho! Lembre-se de estar sempre preparado para quando as oportunidades surgirem.

Um abraço e até a próxima!

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