Nosso blog

Conteúdo

O que precisamos saber antes de fazer marketing digital

marketing-digital

Trabalhando durante muito tempo com marketing digital, seja como designer ou profissional de marketing, percebi que um dos grandes problemas ao trabalhar na área é conhecer o negócio do cliente. Muitas vezes o cliente desconhece ou dedica pouco tempo para conhecer seu público, analisar seu produto e o seu negócio no dia a dia corrido da empresa.

Comecei a perceber isso quando me tornei empreendedora. Saber onde quero chegar é muito importante para otimizar o tempo, o dinheiro e outros recursos disponíveis para divulgar, vender ou gerar relacionamento no nosso negócio.

Isso impacta diretamente na entrega de resultados que o cliente espera das ações de marketing, afinal, as disciplinas do marketing digital são muito amplas: mídias sociais, social ADS, produção de conteúdo, vídeos, website, experiência do usuário e tantas outras.

Por isso separei alguns dos questionamentos que deveriam ser essenciais antes de começar a trabalhar com qualquer plataforma, mídia social ou ferramenta. Parece óbvio, mas o tempo dedicado a responder estes questionamentos elimina um grande retrabalho entre fornecedores, agências, produtos de conteúdo e o cliente. Vamos lá?

1) Onde eu estou? Importância do diagnóstico e dos objetivos do negócio

É uma das premissas para iniciar qualquer ação, seja no marketing ou qualquer área da empresa. Entender o mercado onde se está inserido, problemas que se propõe a resolver e soluções que se quer entregar é fundamental para entender onde queremos chegar.

Uma ferramenta essencial para este momento é a clássica matriz FOFA (forças e fraquezas, oportunidades e ameaças) para detectar o que existe de positivo e negativo na empresa seja dentro ou fora dela. Depois de analisar os pontos do negócio é saber entender o que preciso melhorar e onde quero chegar com os produtos e serviços do meu negócio.

2) Quem eu quero ajudar? Saiba das Personas

“Persona” é a palavra do momento no mundo do marketing nos últimos anos. O instrumento possibilita o entendimento dos comportamentos, das características, da personalidade e da jornada de compra do cliente que se quer atingir. E é nesse momento que muitos empreendedores se perdem, pois a frase sempre presente em reuniões é: “Mas eu já conheço o meu cliente”!

Conhecer o cliente é mais difícil do que se imagina, porque precisamos parar de olhar pra nós como empresas e olhar para os problemas e dificuldades enfrentados pela persona. Quando estamos mergulhados no dia a dia da empresa esquecemos de sair do escritório e ouvir o cliente. Isso é um grande crime.

Dedique tempo em conhecer a sua persona e verá que muitas das respostas e ações de marketing serão mais efetivas depois disso.

3) Qual a jornada de compra do meu cliente?

Entender a jornada de compra facilita muito o fluxo de comunicação entre a sua persona e o cliente. Cada persona vai ter uma forma de aprender alguma área, reconhecer uma necessidade, buscar soluções até chegar na sua solução.

Para cada etapa da jornada é preciso saber como auxiliar e dar assistência o cliente para ajudá-lo de fato no caminho. Como você vai prestar assistência no momento de compra do cliente? É com conteúdos no blog? Vídeos no Facebook? Anúncios no Google? Isso será muito importante para guiar o quanto você precisa produzir, gerir e contratar nas ações de marketing digital.

4) Que recursos eu tenho?

Essa última etapa é uma das pouco pensadas nas ações de marketing. Quais recursos eu tenho? Quais fornecedores contratar? Que investimento farei para atingir meus objetivos? Nessas horas é importante conhecer e estudar as habilidades envolvidas no negócio para saber quais recursos utilizar.

Estude sobre marketing digital para saber escolher seus fornecedores: eles serão a grande ponte para atingir seus objetivos. Destine parte do seu faturamento mensal em marketing para poder avaliar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) e outras métricas financeiras. É importante também saber quem serão os pontos de contato de dentro da empresa para engajar o projeto de marketing digital e, por fim, as ferramentas que serão utilizadas ao longo do processo para otimizar o tempo e os resultados das suas ações.

Concluindo…

São 4 perguntas essenciais para começar. O tempo que dedicamos a elas ajuda muito no processo de desenvolver ações de sucesso no marketing digital. Estudar e planejar onde queremos chegar nos faz também aproveitar melhor a jornada e extrair o melhor dos recursos que temos.

Gostou deste texto? Passe seu feedback pra nós, será muito rico para aprendermos mais 🙂

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.