ideias

powered by

Estratégias de sucesso e de resultado não tem receita

sucesso e resultado não tem fórmula mágica

O sucesso de qualquer estratégia se deve a vários fatores, como conhecimento, estudo, planejamento e, não menos importante, fazer o melhor possível com os recursos que se tem, mas até mesmo para fazer o melhor é preciso seguir alguns passos para se ter resultado.

Quanto mais você acompanha os canais da ECC Hub, mais você se habitua a entender que não existem fórmulas mágicas e receitas prontas para alcançar o sucesso. Nós não acreditamos nisso. Hoje em dia é só rolar o feed de qualquer uma das suas redes sociais que você verá, independente da sua área de atuação, algum post patrocinado te ensinando o segredo do sucesso.

É sério, faz o teste. Se isso não acontecer em 5 minutos de scroll, parabéns, você é uma pessoa de sorte (e totalmente off the grid).

Independente de qual seja seu objetivo, existem poucos caminhos que te levarão até ele. E não queremos te desmotivar, muito pelo contrário: queremos que você atinja o resultado que você espera o mais rápido possível. Mas para isso, você precisa entender a respeitar o tempo dos resultados.

Receitas prontas não são o caminho pros resultados

Cada um de nós possui sua próprias singularidades para atingir determinados resultados. Imagine que você é uma massa de bolo. Cada ingrediente utilizado na sua mistura se comporta de forma diferente no processo de assar.

Se você é um “bolo de bolo”, como diria minha avó ao se referir a um bolo simples, você terá menos experiência em determinadas áreas e, ao definir um objetivo, crescerá e ficará pronto mais rápido. Isso porque não existem muitos outros ingredientes na sua composição. Um bolo simples é um bolo doce. Ponto.

Porém, ser um bolo simples não é algo ruim. Todo mundo gosta de um “bolo de bolo”, porque ele vai bem com qualquer coisa. Quando nós somos um bolo simples, nossos objetivos são muito mais fáceis de alcançar, porque geralmente precisamos adquirir conhecimentos específicos, encontrar fornecedores novos ou desenvolver alguma solução inicial.

Conforme você vai adicionando novos ingredientes nessa sua mistura básica, mais pesada fica a massa, mais complexa. Portanto precisará de mais fermento e mais tempo de forno para crescer e ficar pronto. E isso, falando menos de bolo e mais em profissional, quer dizer que quanto mais você sabe, menos certeza você tem sobre os resultados que você vai ter. E isso é algo natural, porque você entra no paradoxo socrático do “quanto mais você sabe, mais você percebe que nada sabe”.

Lidar com esse paradoxo não é difícil, porém demanda que você saiba agir, porque independente do bolo que você queira fazer, se é um bolo das antigas ou massa pronta, uma coisa é sempre igual: é preciso sempre quebrar alguns ovos. Tomar uma decisão.

Como começar a quebrar ovos

Sabemos que começar pode ser uma tarefa difícil, por isso separamos algumas situações e como dar os primeiros passos para assar seu bolo de resultados.

Se você quer tirar uma ideia do papel, é importante saber por onde começar. Fazer uma check-list do que você precisa saber e quem você precisa acompanhar é sempre um excelente começo. Não sabe por onde começar? Clica aqui para baixar O Guia ECC Hub para Transformar Ideias em Negócios.

Se você já tem o seu negócio e quiser que seus clientes tenham uma melhor experiência, que tal começar a pensar na jornada de experiência do seu negócio? Customer Experience é uma metodologia muito boa para mapear falhas no processo de atendimento e melhorar cada vez mais o que seus clientes esperam da sua experiência. Aqui nesse link você pode ter alguns insights.

Se o objetivo for aumentar o seu reconhecimento na sua área enquanto profissional, ou fazer a sua empresa se tornar referência no seu mercado, considere começar uma estratégia de conteúdo eficiente. O mercado irá se tornar cada vez mais competitivo digitalmente, então somente estar presente não adiantará muito. Ah, não sabe como produzir conteúdo? Bom, então é só clicar aqui.

Se você precisa se tornar um melhor líder frente suas equipes ou seu projeto, começar entendendo que um líder não é um “super humano” que vai salvar a empresa, mas sim, um ser humano, com qualidades e defeitos, pode te ajudar a entender o seu verdadeiro papel. Aqui você encontra alguns insights para essa tarefa. 

O resultado de uma receita de sucesso

Percebe o que existe em comum em todos esses exemplos? Não existe uma receita pronta do que fazer. Existem caminhos e “listas de ingredientes”, mas nada que você só precise piscar para que esteja pronto. Qualquer melhoria que você queira aplicar, independente se é na sua carreira, negócio ou projeto, você precisa trabalhar duro para conseguir alcançar o objetivo.

Se para fazer um bolo você precisa estudar receitas, quebrar ovos, mexer a massa, untar forma, esperar assar, testar – e se não der certo, começar de novo – por que você acha que seria diferente em qualquer outra coisa na sua vida? 

Tudo que fazemos é teste e aprendizado. É validação e desenvolvimento. É definição e alcance de objetivos. Tudo é ação. Tudo é trabalho.

No fim das contas, receita de sucesso só mistura pronta pra bolo, não acha? E se nos permite te indicarmos uma mistura de bolo boa de verdade, indicamos as da Orquídea! Tem milho, aipim, chocolate e até sabores especiais de Prestígio e Alpino! Perfeitos para alcançar resultados rápidos!

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email