ideias

powered by

Como tirar um projeto do papel em 3 passos

como-tirar-um-projeto-do-papel-em-tres-passos

Qual é a sua dificuldade em tirar um projeto do papel? Pode ser sincero, todo mundo tem alguma dificuldade. Pode ser falta de orçamento, de tempo ou até a crença de que as pessoas vão rir ou não acreditar nessa ideia tanto quanto você.

Se você tem qualquer uma dessas dificuldades, você sofre da famosa Síndrome de BS. O BS que dá nome à essa síndrome vem do bom e velho inglês e significa bull shit!

Sim, acreditar em qualquer uma dessas dificuldades (ou outras similares) é uma completa besteira. A não ser que você esteja tentando construir um foguete que compita com os da SpaceX, sua ideia não deve ser tão complexa assim. Quer ver?

Você não precisa ser milionário para tirar uma ideia ousada do papel

Vamos imaginar que queremos construir um carro movido à energia elétrica. Para isso, tomaremos a Tesla como ponto de partida para esse universo de possibilidades que é tirar uma ideia do papel.

Se você estava congelado ou dormindo nos últimos 7 anos, a Tesla é uma empresa automotiva que produz os carros elétricos mais eficientes do mundo.

Tesla Model X
O Tesla Model X, lançado nesse ano, 2020.

Olhando assim, a tecnologia existente nesse veículo parece ser extremamente complexa – e até é – porém precisamos desconstruir o conceito para entender que tirar uma ideia como um carro elétrico do papel não é uma tarefa destinada somente à milionários excêntricos.

Em dois países subdesenvolvidos temos exemplos de carros elétricos construídos por pessoas que não possuem os mesmos recursos dos lobbys e negociações dos EUA.

Aqui no Brasil tivemos o caso da estudante de engenharia elétrica Aline Gonçalves Santos, de Vila Velha, ES. Aline quis mostrar que construir um motor elétrico é mais barato e mais limpo que um motor à combustão. Outro exemplo é o do estudante de engenharia nigeriano Segun Oyeyiola, que construiu um fusca movido à energia solar E eólica utilizando somente componentes encontrados em sucata. E de bônus ainda temos João Gurgel, que apresentou o primeiro veículo elétrico do mundo quase 40 anos antes da Tesla.

João Gurgel apresentando o elétrico Itaipu no Programa Silvio ...
João Gurgel apresentando seu Gurgel elétrico no programa Sílvio Santos.

Entendeu? A ideia é o de menos, o importante é a forma que você escolhe trazê-la à realidade. Quanto mais simples, mais fácil será tirar sua ideia do papel e transformá-la em negócio.

Por onde começar

Bom, agora que já te provamos que você pode tirar uma ideia do papel sem ter medo de “dificuldades”, você precisa entender que até um projeto se tornar um negócio, ele precisa passar por uma série de etapas que antecedem sua forma final.

Jogue sua ideia ao vento

A primeira delas é entender que você não possui um segredo de estado, então não é necessário entrar no modo Gollum (lembra do personagem de Senhor dos Anéis? Aquele que dizia “meu precioso”) e querer ser o único que sabe da existência dessa ideia. Convenhamos, não existe pessoa pior do que aquela que te faz ficar com desejo de saber alguma coisa e não te conta!

Nós sabemos que existe um certo receio em contar aquela ideia que representa muito mais para nós do que qualquer um pode imaginar, mas ficar guardando ela para si e trabalhando sem que amigos próximos (e até familiares) saibam, pode representar até riscos à saúde!

Então já sabe, né? Pegue sua ideia e conte para as pessoas que são mais significativas para você. Ouça o que elas tem a dizer sobre ela e agradeça os feedbacks (tanto positivos quanto negativos). Se essa ideia realmente representa algo importante para você, não é a crença limitante de uma pessoa que vai te fazer desistir dela.

E se você ainda tiver medo de que alguém roube sua ideia, saiba que sua visão e seu propósito em colocá-la em prática são insubstituíveis.

DICA PRÁTICA ECC HUB: Para contar sua ideia, primeiro você precisa ter certeza que ela está clara e entendível, então escreva sua ideia em um papel, caderno ou guardanapo. Ajuste conforme vai lendo e relendo, até que a ideia fique clara como a luz do dia. Depois disso, as pessoas não tem como dizer que não entenderam!

Conheça quem fará uso da sua ideia

Uma ideia não se torna um negócio se não tiver uma usabilidade prática. Então pense quem são as pessoas que utilizarão essa sua ideia de produto ou serviço. Ter em mente algum problema que essas pessoas possam estar enfrentando – e que sua ideia se encaixe como solução – é o começo mais óbvio e simples.

Para se ter a ideia de quais são esses problemas, converse com quem seria um potencial usuário do seu negócio. Não pense no que as pessoas irão comprar, mas no por que. O produto final não é o mais importante, mas a vantagem que ele oferece ao usuário.

Se você não consegue fazer com que as pessoas digam para você quais são as suas maiores dificuldades dentro do universo que sua ideia habita, então volte ao item anterior e reescreva sua ideia, porque provavelmente ela não é o problema, mas sim, a maneira como você fala sobre ela.

DICA PRÁTICA ECC HUB: Dentro do universo do marketing, existe algo chamado segmentação: grupos de interesse dentro de determinados universos. Segmentar um grupo de pessoas te ajudará a entender quem são as pessoas certas a se fazer as perguntas.

Depois de ter segmentado esses usuários e conversado com eles, tente responder à essas três perguntas com as respostas que obteve:

1. Como minha ideia resolve problemas externos do meu mercado?
2. Como minha ideia resolve problemas internos dos meus usuários?
3. Por que minha ideia irá ajudar meus clientes à alcançarem o que almejam?

Aprenda a se planejar

Planejamento é um dos maiores desafios na vida de qualquer criativo com uma ideia na cabeça. É incrível a dificuldade que temos para conseguir enxergar o todo dessa ideia dentro de um processo lógico de construção.

Aprender a se planejar é uma tarefa básica para conseguir tirar uma ideia do papel. Claro, fazer tudo isso sem um planejamento também é possível, porque como já vimos no começo desse texto, nada é impossível quando se trata de tirar uma ideia do papel. O único porém é que você demorará 10x mais para conseguir atingir esse feito.

De repente se planejar não parece uma má ideia, né?

Um dos poderes mágicos mais legais de se planejar é o de conseguir cumprir prazos, que inclusive é um dos fatores determinantes para dizer se seu projeto terá ou não sucesso em sua aplicação. Conseguir se planejar e cumprir prazos é o que provará que você está comprometido em tirar essa ideia do papel de verdade.

Sem falar que é a nessa organização de cronograma que você irá treinar para construir uma jornada de compra completa para seus clientes e usuários.

DICA PRÁTICA ECC HUB: A tarefa de aprender a se planejar não é tão difícil assim. Uma boa maneira para você começar é fazendo listas. Listas de compras, listas de tarefas que você precisa fazer no seu dia, listas de tópicos para estudar. Listas são extremamente poderosas.

Depois você pode começar a ir para práticas mais pesadas, como fazer uso de aplicativos de organização como o Asana, que permite que você liste tarefas, indique responsáveis e datas de conclusão. Quando você estiver habituado a se planejar, o sucesso será uma consequência cada vez mais próxima.

Tirando ideias do papel: um resumo

Viu como não é difícil tirar uma ideia do papel? Você consegue seguindo somente três passos simples:

  • Defina com clareza o que é a sua ideia e o que ela oferece;
  • Descubra como ela melhorará a vida dos seus usuários/clientes;
  • Organize o que você precisa fazer para começar.

Defina, descubra e organize. A tríade dos projetos!

Agora, se você quiser ir além nesse pré-teste de tirar sua ideia do papel, então aconselho você a baixar O Guia ECC Hub para transformar ideias em negócios, um ebook gratuito desenvolvido por nós e com base nas mais de 60 horas de curso do programa Negócios Criativos.

O Guia ECC Hub possui 20 tarefas simples e rápidas para começar a desenvolver sua ideia em um projeto eficiente e com muitos resultados, tudo respeitando seu tempo de desenvolvimento!

Para baixar o e-book, é só clicar aqui!

Agora, se você já está ciente de que sua ideia tem potencial para se tornar o negócio da sua vida, que tal conhecer mais a respeito do Programa Negócios Criativos?

Ele é o programa mais completo de desenvolvimento de negócios do Rio Grande do Sul: +60 horas de programa para você colocar no papel, testar, validar e obter resultados incríveis, transformando sua ideia em um negócio rentável e de sucesso!

Clique aqui e saiba mais sobre a sua nova oportunidade de viver fazendo o que você ama!

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email