ideias

powered by

A Era do Protagonismo Ágil

A Era do Protagonismo Ágil

Um termo cunhado dentro da ECC Hub para definir o profissional dessa década. Assim surgiu o Protagonismo Ágil.


Quando o Spotify resolveu reestruturar a operação de seus times dentro dos modelos ágeis, eles não imaginaram que estariam criando uma cultura que poderia revolucionar comportamentos de líderes e equipes em empresas ao redor de todo o mundo.


Apesar do modelo de SQUADs criado pelo Spotify não ser aplicável à todas as equipes, sua metodologia desenvolve comportamentos diferenciados em equipes e profissionais que buscam uma nova forma de protagonismo. O Protagonismo Ágil.


Acreditamos que ser protagonista não é uma tarefa fácil. É preciso uma boa dose de disciplina e autoconhecimento para conseguir mudar hábitos já instaurados e consolidados durante tanto tempo.

Ser protagonista é tomar a primeira atitude. Saber assumir e executar decisões para mudar uma situação ou impedir que resultados negativos surjam em processos e equipes. Porém, saber tudo isso e ainda conseguir prever e resolver problemas antes que eles aconteçam é ser um Protagonista Ágil.


O Protagonismo Ágil não é sobre realizar tarefas rapidamente. É sobre utilizar a mentalidade crescente e a cultura ágil para alavancar resultados pessoais e profissionais.


A Relação com a Cultura Ágil


A cultura ágil já não é mais algo novo, mas de toda forma, é uma nova mentalidade dentro de modelos de gestão e culturas empresariais existentes. Os valores ágeis possuem o objetivo de delegar maiores responsabilidades dentro de equipes. Dessa forma, todos possuem conhecimento a respeito do desempenho individual de cada um do time, cobrando resultados uns dos outros, sem esperar necessariamente das hierarquias estipuladas pelo board do negócio.


São maneiras extremamente eficientes de entregar resultados. Mas como nós traduzimos todos estes aprendizados para o indivíduo dentro do Protagonismo Ágil? Uma maneira de entendermos é criando situações análogas. No universo das Metodologias Ágeis, onde se encaixa a metodologia dos squads, nós temos diversas interações às quais 4 se traduzem para o Protagonismo Ágil:


Quando falamos de “indivíduos e interações” dentro dos métodos ágeis, nos referimos à processos e ferramentas específicos para cada um do processos dentro da metodologia que estamos utilizando. No Protagonismo Ágil, temos processos e ferramentas voltados ao profissional e seu auto desenvolvimento. Dessa forma, conseguimos trabalhar habilidades intra e interpessoais.


Quando falamos de “softwares em funcionamento” no universo ágil, nos referimos à documentação abrangente que os processos e ferramentas entregam no final de algum sprint. Essa documentação diz respeito, no Protagonismo Ágil, às entregas de desenvolvimento que o profissional faz constantemente, conhecendo suas habilidades e competências. Dessa forma, realizar e executar fica muito mais fácil e previne a procrastinação constante que muitos profissionais enfrentam diariamente.


Em se tratando de “colaboração com o cliente”, estamos indo além de negociações e contratos com clientes externos. Co-criar com o cliente as melhores soluções levando em conta suas limitações é excelente, mas dentro do Protagonismo Ágil, o cliente é interno; são nossos colegas de equipe e outros colaboradores. Constantemente precisamos fazer entregas para que o trabalho de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, seja entregue visando o melhor resultado possível.


E, por fim, quando falamos de “responder às mudanças”, levamos em consideração muito mais do que seguir um plano pré-estipulado. Dentro do Protagonismo Ágil, consideramos o Mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) em relação à sua interação com o profissional. Dentro e fora da empresa, nossas carreiras estão a todo o momento à mercê de mudanças significativas. Saber lidar com elas é o grande diferencial dentro do Protagonismo Ágil.


Os 5 Princípios do Protagonismo Ágil


O Protagonismo Ágil foi concebido com base na Metodologia Oficial da ECC Hub, por isso, ele é constituído por 5 princípios que guiam todas as atitudes do profissional dentro deste universo:


Ressignificação da Autoliderança: para tornar o profissional mais consciente de si mesmo enquanto líder;


Comportamentos Empreendedores: que desenvolvem um pensamento de trabalho em equipe fluído e com foco em performance e resultados;


Conhecimento Ágil: Permitindo que o profissional saiba como dividir processos em etapas simples mas com a eficiência e alta performance da Cultura Ágil;


Espiral Contínua: Planejar > Executar > Analisar > Repetir: Um ciclo de resultados que nunca termina, onde um aprendizado leva a outro e as entregas positivas se tornam constantes;


Reflexão Constante: Para que o profissional possa perceber a importância de entender o que se aprendeu e a necessidade de sua aplicação sempre que necessário.


Além disso, o profissional que deseja começar a trilhar o caminho do Protagonismo Ágil, deve ter em mente que ele precisará desenvolver 5 competências pessoais que o acompanharão na jornada de resultados constantes:


  • Autoliderança, porque para se tornar um protagonista, o profissional precisa saber antes de mais nada, se autoliderar;
  • Inteligência Emocional, para estar ciente de como as emoções interferem – positiva e negativamente – nos resultados do trabalho;
  • Criatividade e Inovação, para conseguir dar um passo para trás quando necessário e enxergar todas as possibilidades de solução para problemas complexos;
  • Gestão da Equipe e Indicadores, porque trabalhar sem conseguir enxergar resultados mensuráveis faz com que a motivação caia e os avanços deixem de existir.
  • Contar a História e Celebrar, para entender a importância de toda a jornada percorrida sozinho ou junto da equipe.

Agora que o Protagonismo Ágil faz parte do seu vocabulário, que tal começar a implementar esse conhecimento no seu dia-a-dia profissional? 



Para acompanhar essa nova era, criamos o SQUAD, um programa feito para trabalhar o Protagonismo Ágil em profissionais que estão prontos para atingir novos patamares de resultados em sua carreira, através do intraempreendedorismo e autoliderança, fundamentais para a eficiência do protagonista ágil.


Quer saber quais as próximas turmas do SQUAD? Entra em contato com a gente! Ficaremos felizes em te informar!

compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Secured By miniOrange